terça-feira, 25 de outubro de 2011

Principais Pensadores que Iniciaram a Filosofia



 Sócrates (470 a.C. - 399 a.C.) (em grego Σωκράτης, Sōkrátēs) foi um filósofo ateniense e um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental.




                                                        "Só sei que nada sei."




Aristóteles de Estagira, 384 a.C. – 322 a.C. filósofo grego, um dos maiores pensadores de todos os tempos e considerado o criador do pensamento lógico, nasceu em Estagira, na Calcídica, território macedônico.
                 



"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras."





Epicuro de Samos, filósofo grego do período helenístico. Epicuro nasceu em Atenas, em 341 a.C. e morreu em em 270 a.C.



"Somos fracos somente perante o mal, não perante o bem, pois os prazeres nos fortalecem; os padecimentos, pelo contrário, nos enfraquecem."







Platão de Atenas, 428/27 a.C. - 347 a.C.,  foi um filósofo e matemático doperíodo clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição deeducação superior do mundo ocidental.




 "Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o Amor toma conta dele."




Plutarco de Queroneia (45-120 ?), filósofo e prosador grego do período greco-romano, estudou na Academia de Atenas (fundada por Platão).




"A mente é um fogo a ser aceso , não um vaso a preencher."




Tales de Mileto (em grego Θαλής ο Μιλήσιος) foi o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia, nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia, por volta de 625/4 a.C. e faleceu aproximadamente em 558/6 a.C..




"Espera do teu filho o mesmo que fizeste a teu pai"





Antístenes de Atenas (Atenas, c 444 a.C. — id., 365 a.C.). Filósofo grego, foi o fundador do cinismo e mestre de Diógenes.









                                                "A gratidão é a memória do coração"



Parmênides de Eléia (cerca de 530 a.C. - 460 a.C.) nasceu em Eléia, hoje Vélia, Itália. Foi o fundador da escola eleática.

"Pois pensar e ser é o mesmo''





Heráclito de Éfeso (datas aproximadas: 540 a.C. - 470 a.C. em Éfeso, na Jônia), filósofo pré-socrático, recebeu o cognome de "pai da dialética".



"Se não sabe escutar, não sabe falar"





Empédocles (Agrigento, 483 a.C. — Peloponeso, 430 a.C.) foi um filósofo, médico, legislador, professor, místico além de profeta, foi defensor da democracia e sustentava a idéia de que o mundo seria constituído por quatro princípios: água, ar, fogo e terra.





"Do não existente, nada pode nascer e nada  pode desaparecer no nada absoluto."



Anaxágoras de Clazômenas (Clazômenas, c. 500 a.C. - Lâmpsaco, 428 a.C.), filósofo grego do período pré-socrático. Nascido em Clazômenas, na Jônia, fundou a primeira escola filosófica de Atenas, contribuindo para a expansão do pensamento filosófico e científico que era desenvolvido nas cidades gregas da Ásia.




                                                        "Prefiro uma gota de sabedoria a toneladas de riquezas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário